terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da República ou (...)?

"Na manhã do dia 5 de Outubro, em Lisboa, dirigentes do Partido Republicano Português dirigiram-se aos Paços do Concelho, de cuja varanda, José Relvas, acompanhado por Eusébio Leão e Inocêncio Camacho, proclamou a República: 'Unidos todos numa mesma aspiração ideal, o Povo, o Exército e a Armada acabou de, em Portugal, proclamar a República'."
É uma das explicações encontradas no site das comemorações do Centenário.

[Ainda há dias vivíamos em crise, o Governo não apresentava soluções e ameaçava demitir-se caso o Orçamento de Estado (OE) não fosse aprovado. A oposição garantia que não queria uma crise política mas acusava-o de fazer chantagem. E eu, eu sem querer estragar todo o ambiente comemorativo que se vive a nível nacional (e que veio suprimir toda a conflituosidade parlamentar), pergunto-me desde muito cedo (e prolongo a questão ao longo de todo o dia) o porquê só este ano vimos a data ser assinalada de forma entusiasta? (e digo já que o facto de ser o centenário não esclarece em nada as minhas dúvidas). E sem querer parecer ainda mais indiferente, porque é que todos formulam V's de vitória e gritam "viva a República" quando o país mal se aguenta com republicanos? Podia tentar explicar, mas parece-me difícil demais para se perceber.]

Sem comentários: